quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

GRUPOS E COMUNIDADES PLANEJAM AÇÕES DA CÁRITAS PARA 2009

O clima carnavalesco já tomava conta de São Luís no último final de semana. Membros da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e das Cáritas Diocesanas, no entanto, estiveram retirados na Casa Oásis (Aurora/Anil), realizando o planejamento das ações da entidade para o ano de 2009. 40 representantes de grupos e comunidades participaram da atividade, que ocorreu sexta-feira (13) e sábado passado.

No clima descontraído que caracteristicamente marca as atividades da Cáritas, foram eleitas as prioridades e traçados os objetivos de suas linhas de atuação: políticas públicas e afirmação de direitos, desenvolvimento sustentável e economia popular solidária, além da sustentabilidade da organização.

"A atuação em espaços como o Tribunal Popular do Judiciário, a Romaria da Terra [que acontecerá em setembro, em Codó/MA], compartilhada com outras organizações, além da institucionalização de seis Cáritas Diocesanas até dezembro estão entre nossas metas para este ano", afirmou Ricarte Almeida Santos, Secretário Executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.

Entre outras ações, o projeto Tabuleiros de São Bernardo, no município de Magalhães de Almeida, também será problematizado pela Cáritas e as comunidades envolvidas, em um conjunto de atividades que serão realizadas ao longo do ano. Na perspectiva do controle social, um seminário deverá acontecer entre abril e maio, no município. "Em junho faz seis anos que realizamos uma discussão sobre os muitos e grandes problemas do projeto de irrigação, e nada mudou de lá para cá. É hora de retomarmos a questão", finalizou Ricarte.

[Por Zema Ribeiro, da Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Maranhão]

Nenhum comentário: